Buscando a promoção de atividades interdisciplinares que possibilitem o registro e a catalogação das indumentárias e dos têxteis em fichas técnicas para a manutenção da cultura, memória e patrimônio, o Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório firma parceria com o Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto visa colocar em fichas técnicas todo o acervo têxtil do museu, a descrição das peças, como foram feitas, suas cores, símbolos, bordados, tecidos, pinturas, bem como todos os demais detalhes.
Para Fernanda Fernandes, diretora do museu, a atividade é de extrema importância para a preservação do acervo têxtil e da memória da cidade. Além disso, o museu é um instrumento de difusão do conhecimento possibilitando a pesquisa e desenvolvimento prático acadêmico.
“Esse é um projeto que teve que parar por conta das restrições provocadas pela pandemia do coronavírus. A cultura teresinense tem muito a ganhar com essa parceria, por isso estamos retornando os trabalhos”, conta Fernanda Fernandes.
O Museu Dom Paulo Libório fica localizado na Rua Olavo Bilac, 1481 – Centro (Sul) e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O museu está aberto à visitação de segunda à sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 17h, no sábado, das 9h às 12h, tendo o visitante que pagar uma taxa de visita simbólica no valor de R$ 2,00.
Fonte: FMC