Deutsche Welle – A cantora Gal Costa morreu nesta quarta-feira (09/11), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da artista, segundo a imprensa brasileira.
A causa da morte não foi divulgada. Gal havia passado em setembro por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita e, por recomendação médica, deveria ficar longe dos palcos até o fim deste mês.
No último fim de semana, ela deveria ter participado do festival Primavera Sound, em São Paulo, mas sua participação foi cancelada.
Nascida em Salvador em 26 de setembro de 1945, Maria da Graça Costa Penna Burgos começou sua carreira nos anos 1960.
Ela estreou ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia no espetáculo Nós, Por Exemplo…, que inaugurou o Teatro Vila Velha na capital baiana, em agosto de 1964.
Em 1968, participou do disco Tropicália ou Panis et Circencis, que inclui seu primeiro grande sucesso solo, Baby (Caetano Veloso). Seu primeiro disco solo, Gal Costa, foi lançado no ano seguinte.
Em 2001, Gal se tornou a brasileira que mais vezes se apresentara na casa de shows Carnegie Hall, em Nova York, e teve seu retrato incluído na sala da fama (Hall of Fame), ao lado de gigantes como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Billie Holiday e Sarah Vaughn.
Em 2012, foi eleita a sétima maior voz da música brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil.
Fonte: DW Brasil/Imagem: Felipe Souto Maior/Fundarpe/Divulgação