A estrutura com equipamentos e o funcionamento do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, mais conhecido como laboratório Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram conhecidos, nesta quarta-feira (8), pelo médico e secretário municipal de saúde de São Luís (MA), Joel Nunes. O secretário quer implantar naquela cidade um laboratório semelhante ao que funciona em Teresina.
Na visita, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca a eficiência do Centro de Diagnóstico Raul Bacellar. “Nesse laboratório são realizados cerca de 350 mil exames por mês. Tivemos um salto, nesse último ano, quando passamos de 270 mil procedimentos para a marca atual. Foram feitos investimentos em 2021 com a aquisição de novos equipamentos que permitiu expandir a capacidade do laboratório. Atendemos a todas as 91 Unidades Básicas de Saúde, os hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e as maternidades”, diz.
O secretário municipal de saúde de São Luís, Joel Nunes, fala que o exemplo de Teresina deve ser copiado para funcionar em São Luís. “Estamos aqui para levar essa operação exitosa em logística. A nossa estrutura é descentralizada e queremos a otimização dos serviços com a centralização na mesma forma como é feita em Teresina. Estamos satisfeitos com essa experiência de conhecer de perto a estrutura em funcionamento”, destaca.
Outro fato positivo é que o Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar recebeu, este ano, a certificação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). A diretora do laboratório, Lilibeth Sales, diz que é o único laboratório público de análise clínica do Piauí que participa do PNCQ. “Essa certificação é um reconhecimento que avalia a qualidade dos serviços e Teresina conquistou a nota máxima”, fala.
Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar
Funciona 24h (incluindo finais de semana e feriados ) atendendo 108 postos de coletas. No Raul Bacellar é atendida toda a rede SUS do município de Teresina, com as 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), realizando uma média de 350 mil exames ao mês.
A equipe tem 148 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. Nos postos de coleta do Raul Bacelar, todos estão informatizados imprimindo os resultados na própria unidade bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site https://fms.pmt.pi.gov.br/resultados_de_exames.
Setores de análises laboratoriais (onde realiza os exames):
Setor de Bioquimica, Hematologia, ImunoHormônio, Urinálises, Parasitologia, Microbiologia e Citologia de Colo do Útero.
Fonte: FMS