GeralInternacionaisPolítica

Ministro de governo de Hong Kong renuncia por festa durante pandemia

Um ministro do governo de Hong Kong renunciou ao cargo hoje por ter participado de uma festa de aniversário com dezenas de autoridades e parlamentares, logo após o governo da cidade ter pedido à população que evitasse aglomerações, devido ao surto de covid-19.

“Apresentei minha renúncia à chefe de governo e pretendo deixar meu cargo hoje”, disse o ministro do Interior, Caspar Tsui, em um comunicado.

“Como uma das principais autoridades na luta contra a epidemia, não dei o melhor exemplo durante o recente surto”, alegou.

A renúncia de Tsui é um golpe para a chefe do Executivo local, Carrie Lam, cujo mandato foi marcado por grandes manifestações pró-democracia e pela repressão aos dissidentes.

A festa de 3 de janeiro em um restaurante espanhol causou mal-estar ao governo, que mantém uma rígida política de “covid zero”, similar à da China.

A lista de convidados da festa foi divulgada depois que as autoridades rastrearam a origem de um caso de covid-19 até chegar a uma pessoa que esteve no evento.

Entre os mais de 200 presentes, havia vários funcionários de alto escalão, incluindo os chefes da polícia, órgão de migração e anticorrupção, assim como 20 legisladores.

A festa não foi ilegal naquele momento, mas a principal autoridade local de saúde havia pedido à população, três dias antes, que evitasse grandes multidões. Lam criticou o mau exemplo dos funcionários e pediu uma investigação sobre o episódio.

Fonte: AFP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo