Nesta sexta-feira (25), o Parque das Crianças se tornou sede de uma grande festa da leitura. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou o V Piquenique Literário: Trilhas da Aprendizagem, com mais de 300 crianças que estão em processo de alfabetização nas unidades de ensino do município.
Na oportunidade, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou os stands de cada escola e destacou a importância do trabalho, que é desenvolvido pelos profissionais da área para alfabetizar os alunos assistidos pela rede municipal.
“Eu me alfabetizei muito tarde, mas, quando isso aconteceu, minha vida mudou completamente, me foram abertas muitas portas. Graças à leitura e educação, hoje sou médico e prefeito. Por isso, sempre ressalto o quanto é importante a valorização dos profissionais que aqui estão representando toda essa categoria, a área da educação. Já essas crianças são o futuro da nossa cidade. Temos que entregar à elas o que há de melhor. Ano que vem, queremos, além de alfabetizá-las, entregar laboratórios de informática para que, desde cedo, além de ler e escrever, elas possam dominar as tecnologias”, destacou o chefe do executivo municipal.
A programação do evento incluiu a exposição de trabalhos das crianças, contação de história, apresentação de palhaços e muitos livros infantis à disposição da turminha. A ideia é oportunizar aos alunos um espaço atrativo e diferente, que motive o hábito da leitura, além da troca de experiências vivenciadas pelas diversas unidades de ensino sobre o ler e o escrever, contribuindo para o processo de aprendizagem das crianças.
Essa é a primeira vez que o Piquenique Literário acontece, no Parque das Crianças, em meio às trilhas naturais e o ambiente propício para piqueniques.
“Estamos vindo de um contexto pandêmico, onde é preciso reforçar as ações de incentivo à leitura, e essa é uma atividade pensada nesse sentido. As crianças vão se divertir e aprender sobre os prazeres da leitura, em uma bela troca de experiências entre as escolas participantes, com estações de parlenda, cantiga popular, poema e conto”, anuncia Pedrina Dayanne, coordenadora de Educação Infantil da Semec.
Fonte: Semec/Imagem: Rômulo Piauilino