O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne, nesta sexta-feira (18), com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa. Além da reunião com o presidente, Lula se encontrará com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.
No Brasil, o conselho político da transição para o novo governo deve apresentar os últimos nomeados.
Entretanto, o grupo de Defesa deve ser definido na próxima semana, com o retorno de Lula ao Brasil após cumprir uma agenda internacional que teve início na COP27, no Egito. A equipe será responsável por coordenar as ações e estudos na área que comanda as Forças Armadas.
Segundo o coordenador executivo da transição, Floriano Pesaro, 271 pessoas que estão trabalhando nos grupos são voluntárias ou servidores requisitados.
“Hoje, trabalhando na transição, temos 285 pessoas. 13 nomeadas, ou 14 [contando] com o vice-presidente”, explicou Pesaro em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na quinta-feira (17).
Ainda nesta sexta-feira (18), o grupo da equipe de transição focado na organização da posse de Lula se reúne no CCBB0. O tema é coordenado pela esposa do presidente eleito, Rosângela da Silva, a Janja, mas não há confirmação da presença dela na reunião desta sexta-feira (18).
Fonte: CNN/Imagem: FÁTIMA MEIRAFUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO