Correio Braziliense – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste sábado (31/12), por meio das redes sociais, a morte do Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, em Roma.
“Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre”.
O religioso estava com a saúde frágil e o papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana. Bento XVI foi papa entre 2005 e 2013, quando renunciou ao cargo.
Ratzinger renunciou ao papado em 11 de fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro pontífice a renunciar ao posto em seis séculos. A decisão foi motivada por questões de saúde. Após oito anos de pontificado (2005-2013), período marcado por várias crises, o renomado teólogo alemão foi afetado no início de 2022 pelo escândalo de abusos sexuais contra crianças na Igreja Católica da Alemanha.
Fonte: Correio Braziliense/Crédito foto: Ricardo Stuckert