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Lula faz mudanças na comunicação para governo se aproximar mais das redes sociais

Sai Paulo Pimenta e entra Sidônio Palmeira

Em uma decisão tomada na manhã desta terça-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a substituição de Paulo Pimenta no comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). O publicitário Sidônio Palmeira, que assume o cargo, destacou que sua gestão terá foco especial na comunicação digital. A mudança ocorre em meio a críticas à estratégia de comunicação do governo.

Após a reunião no Palácio do Planalto, Pimenta declarou que compreende a decisão do presidente. “O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com o perfil diferente do que eu tenho. Para mim, é algo muito tranquilo estar hoje na Secom e, eventualmente, amanhã ou depois, ter outra tarefa ou função”, afirmou o ministro, que entrará de férias na próxima quinta-feira (9). Pimenta informou que só discutirá seu futuro após o retorno das férias. “Quando eu retornar, vou ver com o presidente quais serão minhas funções”, concluiu.

Sidônio Palmeira, por sua vez, destacou a importância de uma abordagem mais moderna para a comunicação do governo. “É importante que a gestão não seja analógica. É um papel e uma obrigação do governo mostrar o que foi feito”, declarou. Palmeira também indicou que a transição das equipes já está em andamento e afirmou estar preparado para sua primeira experiência em um cargo governamental. “Estamos começando um segundo tempo”, disse o futuro ministro.

Críticas e justificativas para a mudança

Desde o início do terceiro mandato de Lula, a estratégia de comunicação do governo tem sido alvo de críticas. Em novembro de 2023, Sidônio Palmeira havia declarado em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo que “a comunicação do governo está perdendo”. Mais recentemente, em dezembro de 2024, o próprio Lula fez críticas públicas à atuação da Secom. Durante um seminário organizado pela Fundação Perseu Abramo, o presidente afirmou: “Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame que não está se comunicando bem”.

Segundo interlocutores próximos ao presidente, a substituição de Pimenta já era planejada devido à percepção de que os números relacionados à popularidade do governo não refletiam avanços nas áreas econômica e social. Essa insatisfação culminou na decisão de adotar uma nova estratégia de comunicação.

Próximos passos

A expectativa é que Sidônio Palmeira implemente mudanças significativas no formato e na abordagem da comunicação governamental, com maior ênfase no ambiente digital e na promoção das realizações do governo. Enquanto isso, Paulo Pimenta aguarda para definir sua nova função dentro da gestão Lula. A transição marca um momento decisivo para o governo, que busca melhorar sua conexão com a população e consolidar sua imagem pública.

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