As produções acadêmicas e científicas feitas a partir do tratamento ofertado no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) foram reunidas no livro digital “Reabilitação: Teoria e Prática”, lançado, nessa quarta-feira (17), com o apoio da Associação Reabilitar. A obra já pode ser acessada gratuitamente e apresenta orientações importantes aos profissionais envolvidos no tratamento e na reabilitação de pessoas com deficiência.
O material é inédito e reúne trabalhos de pesquisas de 102 profissionais com mais de dez anos de atuação em tratamentos de reabilitação. O dr. Leonardo Halley e a professora dra. Izabel Herika Cronemberger foram os responsáveis pela organização do livro, que aborda aspectos relevantes para a prática clínica, bem como as estratégias de cuidado em reabilitação.
“Reunimos pesquisas fundamentadas por conceitos teóricos e acúmulo de experiências práticas com a função de somar e não esgotar o debate sobre o processo de reabilitação. Queremos apontar novas formas de caminhar nesse processo, que muitas vezes é complexo e desgastante, por envolver não só a perspectiva do paciente, mas também do cuidador, da família e dos profissionais”, explica Izabel Herika Cronemberger.
Já Leonardo Halley destacou o fato da obra estar acessível pela internet, de forma gratuita. “É um livro técnico-científico, mas, também uma obra que reúne histórias de quem trabalha e de quem é paciente aqui no Ceir. Esperamos que essa obra seja útil, não só por trazer respostas para questões técnicas, mas para possibilitar a consulta para quem quiser conhecer o retrato do trabalho do Centro, ao longo desses últimos anos”, diz Halley.
O Ceir é um projeto do Governo do Estado, administrado pela Associação Reabilitar desde 2008, quando foi fundado. O Centro oferta atendimento a pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva, dispondo de uma equipe de profissionais das mais diversas áreas e formações. Ao todo, mais de R$ 1,8 milhão de atendimentos ofertados à população piauiense.
“É um orgulho para mim e para toda a equipe se enxergar e ver o nosso trabalho nas páginas desse livro. Ele é uma forma de disseminar informações sobre os protocolos de atendimento que aplicamos no Ceir e para que outras pessoas, principalmente estudantes, possam ter acesso a essas informações científicas e aprender com a nossa experiência, até para aplicar nosso modelo em outras instituições”, afirmou a diretora clínica do Ceir, Liceana Pádua.
O lançamento do livro ocorreu no auditório do Ceir, com a presença dos autores, organizadores e de autoridades de Saúde. Com 52 capítulos e mais de 700 páginas, a coletânea científica “Reabilitação: Teoria e Prática” (Lestu, 2022) pode ser acessada gratuitamente pelo link: https://lestu.org/books/index.php/lestu/catalog/book/reabilitacao-teoria_e_pratica.
Fonte: Ceir