A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretária Municipal de Produção Agropecuária – SEMP, participa nesta quinta-feira (21), do lançamento online do Programa +GENÉTICA NO SERTÃO, em mais uma ação para revolução genética na pecuária agrofamiliar do semiárido. A parceria da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil -CONAFER, que levará o melhoramento genético de caprinos e ovinos de Teresina.
De acordo com o secretário da SEMP, Paulo Roberto da Iluminação, o evento, vai oficializar o acesso à biotecnologia da inseminação artificial na genética das famílias produtoras de caprino e ovinos.
“Essa iniciativa é essencial para o fortalecimento da pecuária familiar em nossa região. A cadeia produtiva da caprinocultura e ovinocultura recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento, que vai elevar a qualidade na produção da carne e leite, atendendo às demandas crescentes dos mercados locais, melhorando a renda dos produtores”, afirmou.
Paulo Roberto da Iluminação falou que o programa é direcionado para o semiárido brasileiro. “A nossa região enfrenta desafios únicos devido às condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. No entanto, a pecuária agrofamiliar é uma das principais atividades econômicas na região, desempenhando um papel vital na sustentabilidade de muitas comunidades”.
O +GENÉTICA NO SERTÃO surge como uma solução inovadora e transformadora para enfrentar esses desafios. Cabe às secretarias municipais de Agricultura, indicar um responsável técnico para elaborar o Cronograma de Execução, cadastrar os produtores mais aptos a receberem o projeto em seu rebanho e acompanhar a equipe técnica da CONAFER nos trabalhos em dias de campo.
F0nte: Semp