Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14) mostra uma leve oscilação, de um ponto para menos, de Lula (PT) que marca 49% do total de intenção de votos, seis a mais que Jair Bolsonaro (PL), que manteve os 43% da sondagem anterior, divulgada no dia 11 de outubro.
Eleitores que afirmam que votariam em branco, nulo, nenhum dos candidatos ou que ainda não decidiram o voto somam 8% dos entrevistados.
Considerando os votos válidos, Lula venceria a disputa e seria eleito presidente, se a eleição fosse hoje, com 53% contra 47% de Bolsonaro.
Lula ainda obtém 49% dos votos dos eleitores que declaram ter votado em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno. O petista também foi citado por 38% dos eleitores que dizem ter votado em Ciro Gomes (PDT).
Já Bolsonaro ficou com 26% dos votos de Tebet e 31% dos votos de Ciro.
Na pesquisa espontânea, Lula tem 46% das intenções de voto totais, enquanto Bolsonaro aparece com 41% – brancos, nulos e indecisos somam 12%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95,5%.
A pesquisa foi contratada pela XP Investimentos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07942/2022.
Leia a pesquisa na íntegra
Fonte: Revista Fórum