GeralLocalmanchetesPolítica

Influenza: Dr. Pessoa destaca importância da imunização de 90% da população prioritária

A Prefeitura de Teresina está empenhada em vacinar todos os alunos, professores e agentes de educação das 321 escolas do município durante as Campanhas de Vacinação contra Gripe e Influenza, realizadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ao todo, serão contempladas 324.155 pessoas pertencentes a diversos grupos prioritários.

A vacinação teve início nesta segunda-feira, 25 de março, como parte das Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza (gripe) e Campanha de Vacinação nas Escolas. Em Teresina, as ações ocorrem simultaneamente em salas de vacina do município e nas escolas, visando ampliar as coberturas vacinais e reduzir os casos de doenças imunopreveníveis na capital.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, enfatizou a importância da participação de todos os agentes, tanto da Secretaria Municipal de Educação (Semec) quanto da Fundação Municipal de Saúde, para alcançar a meta de imunização de pelo menos 90% da população prioritária.

“A intenção dessas campanhas é alcançar as crianças, as equipes das escolas e, principalmente, as famílias. Se conseguirmos conscientizar as mães dessas crianças, certamente será um passo importante para manter Teresina com uma cobertura vacinal elevada e livre da gripe e da influenza”, ressaltou o prefeito.

Dr. Pessoa e sua comitiva estiveram presentes na manhã desta segunda-feira no Centro Municipal de Ensino Infantil Helena Medeiros, no Bairro Matadouro, para o lançamento oficial das duas campanhas de imunização.

Segundo Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, a estratégia deste ano será ampliar gradativamente os públicos conforme a disponibilidade de doses e capacidade das salas de vacinação. Mais detalhes sobre os grupos prioritários e pontos de vacinação serão divulgados durante a próxima semana.

A professora Suzana Sales, da primeira da escola a receber a vacina, contou que este é um momento relevante não apenas para a comunidade escolar, mas também para toda a população. “Queremos manter não apenas nossas crianças livres dessas doenças, mas também toda a população incluída nos grupos prioritários destas campanhas este ano”, destacou.

Representando os alunos das escola, o pequeno Alisson Ravi, de 5 anos, recebeu a vacina com um pouco de nervosismo, mas logo se mostrou aliviado.

“Temos que nos vacinar para não ficar doentes, e minha mãe veio para a escola hoje. Juntos, eu, ela e meus amigos vamos ficar livres da gripe”, disse o aluno.

Entre os grupos prioritários da campanha da gripe estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, professores, povos indígenas, entre outros.

Em 2023, foram examinadas 2.671 amostras clínicas encaminhadas por estabelecimentos de saúde de Teresina, das quais 408 foram positivas para algum vírus respiratório. A Influenza tipo B registrou 25 casos positivos e a Influenza tipo A, 23, totalizando 48 casos positivos de Influenza durante o ano.

Fonte: Redação Semcom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo