A leitura abre as portas de um mundo mágico do conhecimento. Facilitar o acesso à aprendizagem da leitura e da escrita é o objetivo do Projeto Alfabetiza Teresina. Mais de 100 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil já realizaram suas aberturas, indicando os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Agora foi a vez dos CMEIs Vila Mariana Fortes, zona Sudeste, e Tia Jane, zona Norte, iniciarem suas atividades nesse sentido.
No CMEI Vila Mariana Fortes, o lançamento do projeto de leitura e escrita tem inspiração no livro Aniversário do Seu Alfabeto, obra do autor Piedade Amir. Durante o lançamento oficial da ação, as crianças ficaram reunidas no pátio da escola, que foi todo customizado com a temática. Livros, histórias e jogos de leituras fizeram a alegria dos pequenos, que aos poucos tinham o primeiro contato com o projeto.
A metodologia de execução conta com a contribuição dos pais e responsáveis. Cada criança participante levará para casa, aos finais de semana, o livro “Aniversário do Seu Alfabeto”, acompanhado do boneco que protagoniza o livro: o “Seu Alfabeto”. Na segunda-feira, o aluno retorna com o livro ao CMEI e socializa a leitura em roda de conversa com os colegas de classe.
Já o CMEI Tia Jane, lançou o projeto “Semeando Leitores 2022”. Alunos, familiares e toda a comunidade escolar viajaram no mundo da imaginação desde o momento desse lançamento especial. Com o CMEI todo decorado, os participaram da hora do conto ouviram a narração da história O Livro do Planeta Terra, que além de trabalhar a leitura com os pequenos, também os conscientiza sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
Segundo a professora Ana Carina, o objetivo é semear o prazer pelo ato da leitura e da escrita “resgatando o repertório que toda história infantil oferece para as crianças, apresentando diferentes culturas, além de proporcionar vários benefícios como a fala, a concentração e ampliação do vocabulário. Também ajuda a desenvolver a compreensão, incentiva o lado crítico e o imaginário dos pequenos”, declara.
Fonte: Semec