O Hospital de Urgência de Teresina, através da Unidade de Educação Continuada (UEC) junto com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Serviço de Controle de Infecção (SCIH) deu início na última segunda-feira(14) a cursos de capacitação para servidores de diversas áreas com objetivo de melhorar a qualidade no atendimento.
As qualificações, que seguem durante todo o mês de março, acontecem em diversos setores como UTIs, unidades de pronto atendimento, postos de internação. Na alta complexidade, a UEC tem promovido a revisão da técnica de reanimação cardiorrespiratória (RCP).
O médico anestesiologista Miguel Teixeira, que ministrou o curso falou sobre a importância da técnica. “O paciente dentro do hospital está sujeito a uma parada cardíaca a qualquer momento de sua assistência e a equipe tem que estar treinada”, frisou.
Estão programadas ainda atualizações abordando novas técnicas para a equipe Central de Material de Esterilização (CME) e sobre terapia nutricional para o serviço de nutrição da unidade em parceria com o Centro Universitário Uninassau-Redenção.
Viviane Alves, coordenadora da UEC explica que os treinamentos são planejados com base em protocolos atuais e preconizados por associações de referência. “A educação continuada atua a partir dos levantamentos das necessidades de cada área, contemplando demandas específicas e pontuais”, disse.
Além dos treinamentos, pelo menos 09 residentes multiprofissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e serviço social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam as boas vindas da instituição.
O Diretor-Geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa ressalta que o hospital se destaca na formação dos residentes. “É uma via de mão dupla, pois estes profissionais vêm para obter o aprendizado e o hospital recebe profissionais importantíssimos para o atendimento de urgência e emergência, concluiu.
Fonte: HUT