DestaquesGeralLocalPolítica

HUT destaca importância da conscientização sobre queimaduras durante o Junho Laranja

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou até maio deste ano 126 atendimentos de vítimas de queimaduras. Deste número, 62,7% dos casos foram causados por contato com substâncias quentes. Nessa quinta-feira (6), no Dia Nacional de Luta contra a Queimadura, o HUT se une à campanha nacional Junho Laranja para conscientizar a população sobre a prevenção de queimaduras e a importância de políticas públicas para melhorar o atendimento a esse tipo de trauma.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, o Brasil registra aproximadamente 1 milhão de casos de queimaduras por ano. Desses, 100.000 necessitam de atendimento hospitalar, 17.000 são internados e 2.500 acabam falecendo direta ou indiretamente em decorrência das lesões.

O tema da campanha nacional deste ano é “Queimaduras na minha casa não!”, com foco na prevenção de acidentes domésticos. Pesquisas indicam que cerca de 70% das queimaduras ocorrem em residências, afetando principalmente crianças de 0 a 15 anos e idosos acima de 60 anos.

Cliciane Furtado, coordenadora do Serviço de Estomaterapia do HUT, destaca que o hospital é uma unidade de média e alta complexidade, recebendo apenas os casos mais graves de queimaduras. “Os casos leves são atendidos em outras unidades de saúde. Em caso de queimaduras leves, deve-se colocar a parte atingida sob água corrente fria, com jato suave. Já em situações em que as queimaduras acometem grandes extensões do corpo, a vítima deve receber cuidados médicos urgentes e imediatos”, explica a profissional.

As queimaduras ocupam o 4º lugar entre as causas de óbito infantil no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras. Durante o período junino, a atenção com as crianças deve ser redobrada para evitar acidentes. Em casa, recomenda-se que as crianças permaneçam longe da cozinha durante o preparo de alimentos. Os cabos das panelas devem estar sempre virados para o centro do fogão. Nas festividades juninas, é preferível optar por fogueiras pequenas, acesas longe de matas, depósitos de papel ou produtos inflamáveis.

O HUT reafirma seu compromisso com a saúde e segurança da população, destacando a importância da conscientização e prevenção de queimaduras durante todo o mês de junho e ao longo do ano.

Fonte: Ascom HUT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo