GeralMunicipiosPolíticasaúde

Hospital Justino Luz, em Picos, realiza primeira cirurgia de coluna cervical

A equipe realizou uma artrodese cervical com descompressão do canal medular, procedimento destinado à fixação e estabilização da coluna.

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, realizou, nesta quarta-feira (4), a primeira cirurgia de coluna cervical da sua história. O procedimento foi realizado em um paciente masculino, de 49 anos, natural de Valença do Piauí, que sofreu um trauma raquimedular e fratura cervical nas vértebras C3 e C4 após uma queda.

A cirurgia, de alta complexidade, foi realizada pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito. A equipe realizou uma artrodese cervical com descompressão do canal medular, procedimento destinado à fixação e estabilização da coluna, além de corrigir a compressão causada pela fratura.

De acordo com os médicos, a realização dessa cirurgia no próprio hospital de Picos representa um avanço significativo para a região. “Oferecer esse tipo de procedimento aqui é fundamental, pois evita o deslocamento do paciente para Teresina, o que poderia aumentar os riscos e dificultar o acompanhamento pela família. Além disso, a proximidade da residência do paciente facilita a reabilitação e recuperação no pós-operatório”, destacaram.

O diretor-geral do HRJL, Ediney Rodrigues, ressaltou que 2024 tem sido um ano de grandes avanços para a unidade de saúde, graças aos investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Estamos ampliando os serviços oferecidos pelo hospital. Hoje celebramos a primeira cirurgia de coluna cervical, um grande passo. Já realizávamos cirurgias de coluna lombar e agora ampliamos nossa capacidade para atender casos ainda mais complexos. Isso significa que muitos pacientes não precisam mais ser regulados para a capital, recebendo atendimento especializado aqui mesmo, perto de suas famílias”, afirmou.

Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destacou o compromisso do hospital em oferecer assistência de alta qualidade e contribuir para a descentralização da saúde no estado. “Essa realização reforça nosso compromisso em garantir acesso a tratamentos especializados para a população do interior do Piauí”, afirmou.

Fonte: Sesapi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo