O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promoveu, esta semana, um curso sobre os cuidados necessários com estomias intestinais. Ministrada pela enfermeira e estomaterapeuta do HUT, Cliciane Furtado, o curso teve como público-alvo enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes do projeto de extensão de estomoterapia do próprio hospital.
Referência no atendimento de traumas, Cliciane reforça a importância dessa capacitação para os profissionais de enfermagem do hospital visto que o trauma é uma das causas de estomias intestinais. “É importante que o profissional esteja apto a identificar quais complicações são emergenciais, exigindo intervenção cirúrgica imediata, e quais complicações podem ser gerenciadas pela própria assistência de enfermagem”, destaca a ministrante do curso.
Durante o evento, foram abordados diversos tipos de estomias, bem como os cuidados necessários para os pacientes que os possuem. O objetivo é proporcionar mais segurança e conforto aos pacientes. “Prevenir complicações relacionadas à estomia é uma das prioridades, sendo que a dermatite na pele ao redor é uma das complicações mais comuns, frequentemente corrigida com o corte adequado”, destaca Cliciane.
Com iniciativas como essa, o HUT reitera seu compromisso com a excelência no atendimento e na promoção da saúde da população, consolidando-se como uma instituição de referência não apenas no tratamento de traumas, mas também na assistência especializada em diversas áreas.
Fonte: Ascom HUT