Hospital da Polícia Militar expande capacidade de atendimento, amplia serviços e número de cirurgias
A unidade hospitalar contabilizou 4.206 cirurgias eletivas realizadas entre janeiro e dezembro de 2024.
Nos últimos anos, o Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI) vem expandindo sua capacidade de atendimento e mais que dobrou o número de cirurgias eletivas realizadas. Esse avanço é resultado de uma série de investimentos e ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), visando tanto a reforma e modernização da unidade, como a ampliação e implantação de novos serviços.
Uma das melhorias implementadas foi a reestruturação dos serviços, que tornaram o HPM um novo centro de referência em ortopedia, dermatologia e planejamento familiar no estado. Além das cirurgias ortopédicas e gerais de pequeno porte, a unidade também passou a oferecer atendimento odontológico a pacientes com deficiência intelectual ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“O HPM é um hospital que sempre prestou bons serviços aos piauienses e que com os novos investimentos passou a atender pacientes da alta complexidade na área ortopédica, de cirurgias ortopédicas e na área dermatológica, além das cirurgias gerais mais simples, com equipes multidisciplinares para atender a população”, destaca o secretário Antônio Luiz.
Em 2024, a Sesapi também implantou a ortogeriatria no HPM, único hospital da rede pública a oferecer esse tipo de serviço no estado. A novidade, que disponibiliza atendimento contínuo e visita de equipes multidisciplinares a pacientes com internação prolongada, foi criado para oferecer suporte especializado a pacientes ortopédicos idosos, promovendo mais qualidade e segurança na assistência hospitalar.
O HPM também vem passando por uma ampla reforma em diversos setores. Com a conclusão das obras no centro cirúrgico, o hospital saiu de cinco para oito salas operantes. Como resultado disso, a unidade hospitalar contabilizou 4.206 cirurgias eletivas realizadas entre janeiro e dezembro de 2024, quase 32% a mais que os 3.192 registrados durante todo o ano de 2022.
Com as melhorias, o HPM também saltou de 58 leitos hospitalares para 126, sendo 106 de enfermaria, dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto tipo II, e mais dez de recuperação pós-anestésica. “São melhorias significativas que melhoram a capacidade de atendimento e dão mais conforto aos pacientes”, conclui o coronel Leandro de Melo Castelo Branco, diretor-geral da unidade.
Fonte: Sesapi