Os acompanhantes dos pacientes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) estão usando pulseiras de identificação para melhorar a segurança dos pacientes e profissionais. A medida foi inserida ao protocolo do Hospital desde o início de agosto e segundo o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, a prática é indispensável para garantir a segurança em qualquer ambiente de cuidado à saúde.
Segundo Osvaldo Mendes, a identificação do acompanhante contribuirá para a redução das infecções circulantes no ambiente hospitalar. “A iniciativa vai contribuir além da segurança com a redução de infecções”, explica o gestor.
As pulseiras são diferentes das usadas pelos pacientes e cada setor tem uma cor para facilitar a identificação. “Sabemos que a troca de acompanhantes acontece na portaria, então as pulseiras serão entregues aos acompanhantes pelo setor. Vale ressaltar que, cada andar tem uma cor, na qual será acrescentado de modo manual pela recepção às clínicas”, explica a supervisora do Serviço Social, Francisca Ibiapina.
As pulseiras são de três cores e distribuídas da seguinte forma: verde são para acompanhantes do andar térreo, azul para os do primeiro andar e cinza para os do segundo andar.
Fonte: HGV