A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina avalia como positivo o patrulhamento preventivo realizado durante o Corso, neste sábado (11).
O efetivo atuou por 11 horas no corredor da folia, a avenida Raul Lopes, e não registrou nenhuma ocorrência grave.
“Dos elevados, conseguíamos ter uma visualização panorâmica do evento e praticamente não houve intercorrência de maior gravidade ou conduções. A estratégia da GCM deu certo e o folião brincou o corso com tranquilidade”, garante André Viana, comandante da GCM de Teresina.
Ao todo, mais de 100 guardas municipais atuaram na segurança do evento que contou ainda com uso de drone e do cão K9 Kalifah.
Strans
Para garantir mais segurança aos foliões, cerca de 32 agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) estiveram trabalhando de forma integrada com os órgãos de segurança pública em Teresina.
Nesse sábado (11), o Corso de Teresina levou milhares de teresinenses para a avenida Raul Lopes e, para oferecer segurança aos condutores e foliões, a Strans realizou modificações no trânsito na região do evento. Antes, durante e depois da festa, os agentes de trânsito estiveram em alguns pontos para orientar os motoristas.
O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, esteve no Corso de Teresina e fez uma análise positiva de todo o trabalho e planejamento do Corso, através das ações dos agentes de trânsito da Strans e de todos os órgãos envolvidos neste grande evento, que reuniu uma multidão e mobilizou a cidade.
“A Prefeitura de Teresina, através da Strans, executou tudo que foi planejado junto as outras secretarias e órgãos de segurança pública e de trânsito e garantiu a segurança viária dos foliões e dos condutores de Teresina, através das vias que foram interditadas no início da tarde. Nossos agentes trabalharam, desde o início da manhã, até a dispersão e o término do Corso, em uma festa grandiosa realizada pela Prefeitura de Teresina”, declarou o superintendente da Strans.
A Strans esteve presente em cerca de 18 pontos de interdições de vias perpendiculares à avenida Raul Lopes, assim como na avenida Jóquei Clube, avenida Ininga, avenida Dom Severino, avenida Universitária, na ponte Estaiada e nas proximidades do local do evento para garantir a fluidez no trânsito e realizando a fiscalização no trânsito para evitar acidentes.
Neste ano, o percurso foi diferente, a partida aconteceu na rotatória da avenida Raul Lopes no cruzamento da avenida Jóquei Clube e foi dispersado na ponte Estaiada na subida da avenida Dom Severino.
O corso mais uma vez se consagrou como a maior festa popular de Teresina em uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que coordenou o evento, e contou com o apoio da Secretaria de Comunicação (Semcom).
Fonte: Guarda Municipal/Strans