DestaquesGeralLocalPolítica

Governo oferece oportunidade de regularizar dívidas de motos, taxas e multas

Já está disponível o sistema para os contribuintes piauienses regularizarem as dívidas de motos até 170 cilindradas (cc), com 90% de desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e nas taxas de licenciamento e multas de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Piauí (Detran) e da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), relativas a débitos anteriores a 2023.

Esses benefícios foram instituídos pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Regularização de Débitos Fiscais relacionados ao IPVA e taxas do Detran e da Setrans, e constam na lei nº 7.995/23.

Segundo informações da Diretoria de Arrecadação e Recuperação de Créditos Tributários (Unicad) da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), por meio da sanção dessa lei, 523.394 motos de até 170 cilindradas (cc) estão isentas do pagamento do IPVA 2023. A lei ainda permite que os proprietários desses veículos regularizem débitos anteriores a 2023, sendo beneficiadas com a anistia cerca de 300 mil motos de até 170 cc.

“Ao consultar 0 sistema no site da Sefaz, o proprietário da moto com até 170 cilindradas irá verificar que está isento do IPVA 2023 e ainda poderá pagar débitos do imposto referente a anos anteriores a 2023 – com os benefícios da lei, ou seja, com redução de 90% do valor do débito”, explica o diretor da Unicad, Fernando Jufat.

Para  conferir e ter direito aos descontos concedidos pela lei, os proprietários de motocicletas de até 170 cc devem acessar a página da Sefaz, pelo link: https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/, ou por meio do menu “Serviços em Destaque/Imprima seu IPVA (pagamento do IPVA)”.  Depois é só inserir o número da placa e do Renavam do veículo.

E para ter acesso aos documentos do Detran, a exemplo da taxa de licenciamento e multas, os contribuintes devem acessar o link http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf .

Fonte: Redação CCom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo