DestaquesGeralLocalMunicipiosPolítica
Governo inaugura 14 polos da Uapi e autoriza obras de reforma em 40 escolas
O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (19), 14 polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Piauí (Uapi). O objetivo do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), é ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior no Estado. Na mesma solenidade, o governo autorizou ordem de serviço para a reforma de 40 escolas da rede estadual de Educação.
Estiveram presentes, a governadora Regina Sousa; o secretário da Educação Ellen Gera; a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lourdes Lopes; o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto; e outras autoridades. A solenidade ocorreu de forma virtual. Os gestores estiveram na sede do Canal Educação, em Teresina, e o evento foi transmitido pelo Canal Educação no YouTube.
Em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), os novos polos da Uapi irão ofertar o curso de bacharelado em Administração, com foco no empreendedorismo, nos municípios de Assunção do Piauí; Batalha; Barra D’Alcântara; Campo Alegre do Fidalgo; Francisco Santos; Francinópolis; Jardim do Mulato; Lagoa do Sítio; Madeiro; Nossa Senhora de Nazaré; Nossa Senhora dos Remédios; Morro do Chapéu; Porto e São Gonçalo do Piauí.
O investimento dos polos foi de R$ 2.741.367,91, com recursos do Tesouro Estadual, aplicados nas seguintes obras de cada um dos polos: instalação de um laboratório de informática, uma sala de mediação; uma sala de estudo; uma sala de coordenação e ainda banheiros.
Durante a solenidade, o Governo do Estado autorizou ainda a ordem de serviço de reforma em 40 escolas do Piauí. Serão investidos R$ 31,7 milhões em obras nos municípios de Teresina, Luís Correia, Curimatá, Valença, Uruçuí, Jaicós, São Lourenço do Piauí, Cristino Castro, Piripiri, Santa Cruz do Piauí, Altos, São José do Peixe, Buriti dos Lopes, Sussuapara, Amarante, Santo Inácio do Piauí, Floresta do Piauí, Lagoa do Piauí, Várzea Branca, Regeneração, Assunção do Piauí, Palmeirais, São João do Piauí; Jatobá do Piauí e Luzilândia.
A governadora Regina Sousa comemorou o fato de os novos polos de apoio estarem localizados dentro das escolas da rede estadual. Antes, os alunos assistiam às aulas em prédios alugados. Regina também autorizou um estudo para que a Uapi analise a possibilidade de oferecer um outro curso de ensino superior. “Atualmente, a Uapi forma em Administração, mas queremos ampliar para outras áreas de conhecimento, quem sabe na área de Agronomia, já que muitos piauienses moram na zona rural e querem continuar lá. Então, um curso nessa área possibilitaria à população do campo aplicar o novo conhecimento na sua própria região”, disse a governadora.
Regina também ressaltou que a autorização das reformas nas 40 escolas é necessária, pois é uma demanda muito grande dos alunos, funcionários e professores.
Já o secretário Ellen Gera disse que a inauguração dos polos da Uapi consolida a meta do Governo do Piauí de descentralizar o ensino superior para todos os 224 municípios do Estado. “Hoje, 183 municípios do Piauí têm polos da Uapi e os demais têm instituições de ensino superior físicas”, frisou.