Governo do Piauí avança na promoção do Turismo com Plano Estadual e Observatório de Inteligência Turística
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), assinou, nesta quinta-feira (22), as ordens de serviço para a contratação da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), em Parnaíba. A instituição será responsável pela elaboração do Plano Estadual de Turismo e do Observatório de Inteligência Turística, projetos estratégicos que visam impulsionar o desenvolvimento do setor no estado.
Os dois projetos integram o “Piauí, Aqui Tem Turismo”, programa lançado pelo governador Rafael Fonteles. Contando com a presença de autoridades e representantes do setor, os documentos foram assinados pelo secretário do Turismo, José Neto Monteiro, pelo vice-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Vicente Borges, e pelo presidente da Fadex, Antônio Vinícius.
Para o secretário José Neto, a assinatura dessas ordens de serviço marca um momento histórico para o turismo piauiense. “Estamos investindo em conhecimento e planejamento estratégico para transformar o Piauí em um destino de referência, tanto no Brasil quanto no mundo. Com esse projeto, buscamos fortalecer nossa infraestrutura turística, preservar nosso patrimônio natural e cultural, e oferecer uma experiência única aos visitantes”, afirmou.
“Estamos muito felizes em participar como fundação de apoio da UFDPar, atuando como instrumento de execução e suporte a todos os pesquisadores e professores que farão parte deste projeto, com o objetivo de entregar pesquisas e uma série de produtos tecnológicos tanto na área do observatório quanto no Plano Estadual de Turismo”, ressaltou Antônio Vinícius, presidente da Fadex.
Plano Estadual de Turismo
O Plano Estadual de Turismo será um documento orientador para as ações do governo nos próximos anos. A elaboração deste plano visa mapear os principais atrativos turísticos do Piauí, identificar oportunidades de crescimento e criar estratégias para aprimorar a infraestrutura e a oferta de serviços. O plano vai envolver a comunidade local, integrando ações que valorizem a cultura e o patrimônio natural do estado, promovendo o Piauí em âmbito nacional e internacional.
Observatório de Inteligência Turística
Com relação ao Observatório de Inteligência Turística, este terá como objetivo coletar, analisar e disseminar dados relevantes para o setor, fornecendo informações estratégicas para gestores públicos, trade e demais representantes do turismo. Através deste instrumento, será possível monitorar tendências e avaliar as ações implementadas, garantindo, assim, o desenvolvimento do segmento no Piauí.
Para o vice-reitor da UFDPar, Vicente Borges, participar da construção de duas ferramentas essenciais para o desenvolvimento do turismo é engrandecedor. “O Observatório trará ao estado a possibilidade de conhecer e entender a dinâmica do setor, fornecendo informações e dados para que a iniciativa privada possa investir com segurança, e para que o Governo do Estado estabeleça as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor. O Plano Estadual definirá as diretrizes para esse desenvolvimento, harmonizando todas as iniciativas que ocorrerão daqui para frente. Trata-se de uma iniciativa nova e fundamental para que o setor se desenvolva de forma organizada”, pontua o vice-reitor.
Fonte: Setur