Governo do Estado investe mais de R$ 2 milhões em pavimentação e melhorias urbanas em Parnaíba
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está executando uma série de obras em Parnaíba com recursos do Orçamento Participativo Anual (OPA) da ordem de R$ 2.297.004,86. Os investimentos abrangem o reparo de pavimentação em paralelepípedo, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e sinalização de ruas.
Diversas dessas obras já estão em fase de conclusão. Na localidade Portinho, a avenida Gilberto Pereira de Sousa recebeu 1,872 km de asfalto, promovendo uma transformação significativa no acesso à região. No bairro Catanduvas, as ruas Francisco Fontenele e Isabel Elisa de Araújo foram contempladas com 990 metros de pavimentação, proporcionando maior comodidade aos moradores da área. Além disso, a rua Osvaldo Cruz, no bairro Piauí, passou por melhorias em uma extensão de 690 metros, contribuindo para o desenvolvimento local.
“As vias que estão recebendo as intervenções terão um visual mais agradável para a população e, o mais importante, condições mais seguras e eficientes para o tráfego de veículos e pedestres. Além disso, são obras que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico da cidade, criando um ambiente propício para o crescimento e a qualidade de vida da população. Estamos nos aproximando da conclusão e a população de Parnaíba logo receberá as obras”, afirmou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.
OPA
O OPA é um programa que coloca nas mãos da população o poder de decidir quais obras prioritárias devem ser realizadas em seu município. No ano de 2023, os cidadãos de Parnaíba participaram e escolheram as intervenções que desejavam ver na cidade. As escolhas foram transformadas em projetos e, posteriormente, em orçamento, resultando em investimentos significativos para melhorias urbanas.
O governador Rafael Fonteles lançou neste mês o OPA 2024-2025, que levará investimentos às cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri. “O OPA é um programa que fortalece a participação democrática, permitindo que a população escolha de forma direta para onde destinar os recursos, quais obras são prioritárias para os cidadãos, isso impacta muito positivamente a qualidade de vida de cada um deles. Esse é um compromisso, uma marca do governador Rafael Fonteles”, concluiu o diretor-geral do Idepi.
Fonte: Ascom Idepi