GeralLocalPolítica

Governo do Estado e Prefeitura de Teresina emitem nota de pesar pela morte da professora Sueli Rodrigues

A governadora do Piauí, Regina Sousa, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, emitiram nota de pesar pela morte da professora Sueli Rodrigues. A docente faleceu nesta quarta-feira, dia 26, aos 58 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica. Ela começou  a sentir os primeiros indícios da doença no início da pandemia. Em meados de 2021, sua voz foi afetada, e em setembro, deu início ao tratamento, mas foi ficando debilitada e pouco se locomovia, em função da agravação do quadro neorológico degenerativo.

Professora Sueli iniciou o tratamento mais efetivo em janeiro deste ano. Os últimos exames detectaram doença do neurônio motor central na forma bulbar.

É vasto o currículo profissional da professora Sueli, com graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003). A docente era advogada com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005), doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009), com estágio pós-doutoral pelo PNPD – Programa Nacional de Pós-Doutorado, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc).

Sueli Rodrigues tinha experiência na área de Direito, Sociologia e Antropologia, com ênfase em teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Socioambiental, Direito Constitucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Direito Constitucional, Direito Socioambiental, Direito Territorial, Direitos Humanos. Docente associada da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, no Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência – IFARADÁ e do Grupo de Pesquisa Direitos humanos e Cidadania – DiHuCi.

O velório ocorre na noite desta terça-feira (26) no Memorial Esperança Garcia.

Veja a nota de pesar do Governo do Estado:

O Governo do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento da professora universitária Maria Sueli Rodrigues de Sousa , ocorrido nesta terça-feira, 26.
A professora Sueli, como era conhecida, era formada em ciências sociais e advogada com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutora em Direito, Estado e Constituição. Atuava como professora da Universidade Federal do Piauí. Sempre se destacou com pautas ligadas aos direitos humanos e deu importante contribuição para a política piauiense sendo filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), por onde já foi candidata a governadora do estado.
Neste momento difícil, o Governo do Piauí manifesta solidariedade à família, aos amigos, alunos e familiares da professora Sueli.
Veja a nota de pesar da Prefeitura de Teresina:

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da professora e advogada Sueli Rodrigues, aos 58 anos na tarde desta terça-feira (26).

Sueli destacou-se não só no meio acadêmico como professora e pesquisadora do Direito, mas também nas causas sociais como militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sigla onde disputou mandato de vereadora de Teresina e governadora do Estado.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados, ao tempo em que expressa condolências a todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo