Ecomomia Geral Nacionais Política

Governo brasileiro expande parcerias com Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura

Para acelerar e dimensionar as ações contra as mudanças climáticas, o governo brasileiro e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) se comprometeram nesta sexta-feira (6.06) a incrementar as parcerias de desenvolvimento sustentável.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, junto com a comitiva brasileira liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, de um encontro com a direção do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura em Pequim, na China.

Segundo Wellington Dias, é fundamental para o Brasil esse tipo de integração econômica e cooperação com bancos de desenvolvimento, como o AIIB.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, destacou a importância da parceria do banco com o governo brasileiro para o desenvolvimento inclusivo, redução da pobreza, sustentabilidade e preservação da Amazônia. O vice-presidente destacou em especial a parceria firmada para os investimentos na reconstrução do Rio Grande do Sul, cuja infraestrutura foi abalada pelos desastres causados pelas chuvas.

O presidente do banco asiático, Jin Liqun, disse que o AIIB está empenhado em apoiar o Brasil na construção de infraestrutura resilientes e sustentáveis para a ajudar a minimizar o impacto humano, social e econômico de desastres naturais que estão cada vez mais frequentes por conta das mudanças climáticas.

Durante a reunião com a diretoria do banco, o ministro Wellington Dias destacou a importância de parcerias como a firmada com a AIIB para a melhoria da infraestrutura e da logística brasileira e apresentou as experiências do Brasil no manejo de agroflorestas produtivas, principalmente na região Norte, com a produção do açaí, do cacau, do guaraná, da castanha e de plantas medicinais.

“Na agenda com a direção do Banco de Investimento em Infraestrutura tive a oportunidade de apresentar algumas experiências brasileiras na área de agricultura sustentável e testemunhar a celebração de importantes parcerias que beneficiarão o Rio Grande do Sul e também os investimentos em infraestrutura por meio do BNDES”, afirmou.

Em um painel de discussão, tanto o governo brasileiro quanto os representantes do banco destacaram o forte alinhamento entre a visão do Brasil e o foco estratégico do AIIB no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.

O banco e o governo brasileiro assinaram um memorando de entendimento específico sobre o investimento em infraestrutura no Rio Grande do Sul. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o AIIB assinaram uma Carta de Intenções para facilitar a colaboração entre as instituições em programas para infraestrutura verde e sustentável.

Fonte: Ascom MDS – Neblina Orrico

Related Posts