A governadora Regina Sousa (PT) recebeu o vice-prefeito Robert Rios (sem partido) na manhã desta terça-feira (1), em audiência no Palácio de Karnak.
Regina Sousa vai criar um grupo de trabalho para propor alterações na lei sobre a distribuição de recursos aos municípios.
Robert Rios criticou o presidente da Associação de Prefeitos (APPM), Paulo César (Progressistas), que atuou para mudar a base de cálculo no ICMS, beneficiando pequenas cidades e prejudicando os municípios de grande e médio porte.
“O governo arrecada o ICMS e repassa para as prefeituras. Tem várias bases de cálculo, primeiro o território, quanto maior o município, mais arrecada, depois a população. Outra é a força agregada. Nos últimos 20 anos vieram empresas gerando mais ICMS e não foi repassado para a prefeitura. Resultado? A APPM que é gerenciada por um prefeito ‘0.6’ reuniu o pessoal dele e resolveu mudar o cálculo, criando índice para Educação e Saúde e convenceu os secretários de grande e porte médio que teriam um incremento a mais. Só que eles estão colocando 2 a mais e tirando 8″, reclamou o vice-prefeito.
Com informações Piauí Hoje