A governadora Regina Sousa participou, neste 7 de Setembro, do tradicional desfile cívico que comemora a independência do Brasil, realizado na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. Esse ano o desfile comemora o marco de 200 anos da Independência brasileira. Bastante prestigiado o desfile reuniu milhares de pessoas, após dois anos sem acontecer, por conta das restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.
O evento contou com participação de 45 instituições, entre públicas e privadas, que desfilaram em aproximadamente três quilômetros, entre a ponte Juscelino Kubitschek e a ponte Estaiada. Todas as forças de segurança participaram no desfile, entre elas Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Exército Brasileiro (EB), Corpo de Bombeiros (CB) e Guarda Municipal (GCM).
“A independência foi um marco na história do Brasil. E, agora, nos 200 anos é hora de estarmos rememorando a história. Contando algumas coisas que deixaram de ser contadas. Sempre temos pesquisadores recontando a história, com detalhes que foram esquecidos”, afirmou a governadora.
Na oportunidade a Governadora destacou a importância do Piauí na história do Brasil, que evidência a força dos homens e mulheres piauienses que lutaram na Batalha do Jenipapo. “Diferente do que por muito tempo se contou a Independência não foi um um ato pacífico, houve derramamento de sangue. Para nós, piauiense, os 200 anos é marcado pela Batalha do Jenipapo”, comentou.
Esse ano o evento foi recorde de público. “Eu já tinha vindos outros anos. Mas nunca tinha visto desse tamanho. O povo estava sedento para comemorar e foi uma festa muito bonita. Um viva a independência”, disse Regina Sousa.
“É com muita alegria que comemoramos essa data que marca a luta por independência e liberdade, em modo geral. Uma verdadeira festa da independência com as arquibancadas lotadas. Comemorando os 200 anos da independência, uma data importante para o Brasil”, disse o Comandante da Polícia Milita do Piauí, Scheywan Lima.
Maria Alice, de 7 anos, disse que gostou muito do que viu. “Achei tudo lindo. Mas gostei muito da cavalaria e dos estudantes. Ano que vem quero vir de novo”.
Já a aposentada Joana Galvão contou que todos os anos faz questão de comparecer ao evento. “É muito simbólico. É refletir sobre a nossa independência e reafirmar sobre a importância do patriotismo e de honrar tudo que já foi feito até hoje para que fôssemos uma nação livre” comentou.
Fonte: CCom