O governador Rafael Fonteles voltou a afirmar, nesta terça-feira (17), que todas as escolas da rede estadual de educação terão ensino em tempo integral em 2025, sendo necessário, portanto, que elas passem por melhorias. A declaração ocorreu durante a entrega da reforma, modernização e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Duque de Caxias, localizado no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina.
“Estamos, quase que semanalmente, entregando escolas com melhorias significativas em estrutura física e tecnológica, de forma que esse novo modelo pedagógico chegue a todo o Piauí e o processo de aprendizagem aconteça da maneira mais adequada já em 2025”, afirmou o governador.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou os benefícios do ensino em tempo integral. “A ideia é que os alunos tenham um ensino cada vez mais profissional e técnico, com novos laboratórios e cursos, onde poderão aprender, além das disciplinas básicas, sobre robótica, inteligência artificial, marketing digital e muito mais. Dessa forma, poderemos captar todos os talentos nas mais diversas áreas e desenvolvê-los, dando mais oportunidades aos nossos alunos”, frisou o gestor.
Investimentos no Ceti Duque de Caxias
Para a reforma da unidade de ensino e aquisição de materiais e equipamentos foram investidos R$ 2.197.029,14, sob responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc).
O Ceti Duque de Caxias foi totalmente climatizado e, agora, conta com um laboratório de inovação e tecnologia, equipado com TV interativa, óculos de realidade virtual, equipamentos de robótica e computadores voltados para aulas de inteligência artificial (IA). Além do novo laboratório, foram modernizadas as salas de aula, a biblioteca, a quadra, os laboratórios de ciências e de informática e a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Tércio Willame, aluno do 9º ano do ensino fundamental, está no Ceti Duque de Caxias há quatro anos e destacou as mudanças pelas quais passou a escola e as novidades no ensino. “A escola está mais tecnológica e tivemos a introdução da inteligência artificial, que tem mudado a minha vida. É uma área que me ajuda a crescer, aprender mais e diversificar o aprendizado. E quando as escolas ofertam essas tecnologias e inovações, os alunos podem ter um futuro melhor, tanto mentalmente quanto em oportunidades de trabalho”, finalizou o estudante.
Projeto Turismo Escolar Intermunicipal
Durante a inauguração do Ceti Duque de Caxias, o governador Rafael Fonteles e os secretários do Turismo, José Neto, e da Educação, Washington Bandeira, lançaram o Projeto Turismo Escolar Intermunicipal. O programa irá proporcionar novas experiências de aprendizagem aos estudantes por meio de visitas aos pontos turísticos do Piauí, reforçando a proposta de integração educacional e cultural.
Fonte: Redação CCom