
Quantos aposentados do Piauí podem estar sendo prejudicados por descontos que nunca autorizaram? Esse foi um dos questionamentos que levou o deputado estadual Henrique Pires (MDB) a apresentar um requerimento à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, solicitando a presença de autoridades para prestar esclarecimentos sobre o caso.
O deputado defende que é importante que a Assembléia possa ter mais dados sobre os descontos indevidos em benefícios de aposentados. O requerimento foi aprovado em plenário. Devem comparecer William do Amaral Machado, gerente do INSS e Flávio Chaib, presidente da PiauíPrev.
Uma operação da Polícia Federal realizou investigações após a Controladoria Geral da União revelar prejuízo bilionário com empréstimos e descontos não autorizados no INSS .
Dar respostas ao povo
De acordo com investigações da entidades associativas teriam realizado descontos não autorizados nas folhas de pagamento, afetando especialmente moradores de nove municípios do interior do Piauí.
“Os aposentados e pensionistas do Piauí foram lesados,foram roubados e é importante que essa casa possa dar esclarecimentos à população quando formos questionados”, afirma o deputado.
No Piauí, segundo a CGU em pelo menos 9 cidades ha vítimas do golpe. São elas Ribeiro Gonçalves, Flores do Piauí, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Porto Alegre do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Matias Olímpio, Antônio Almeida, São José do Peixe.
Prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões
Segundo relatório da CGU de junho de 2024, os descontos não autorizados identificados em 19 municípios do Nordeste somam cifras alarmantes.
A estimativa é de que, entre 2019 e 2024, o prejuízo com a prática possa chegar a R$ 6,3 bilhões em todo o país. As investigações contribuíram para a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal.
O requerimento do deputado reforça que a situação exige debate público e transparência, visando proteger a população idosa que, em muitos casos, pode não ter conhecimento dos descontos em seus benefícios.
O encontro proposto entre os representantes do INSS e da PiauíPrev com os parlamentares busca:
– Esclarecer como os descontos foram autorizados (ou não)
– Saber como atuaram as entidades envolvidas
– Mapear a extensão do problema no estado
– Entender formas de ressarcimento e proteção aos beneficiários
Fonte: Ascom – Imagem: Thiago Amaral