O primeiro ato do governador Rafael Fonteles, depois de receber a faixa da governadora Regina Sousa, foi nomear o novo secretário de Estado de Governo, Marcelo Nunes Nolleto, que também assinou o ato de nomeação durante a transmissão do cargo, na tenda armada em frente à porta principal do Palácio de Karnak.
Graduado em Direito, Marcelo Nolleto é analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, foi assessor na Secretaria de Estado da Fazenda e também secretário de Governança do TRT-PI. Marcelo Nolleto foi uma indicação pessoal do governador Rafael Fonteles.
O novo secretário adiantou que a nomeação de parte dos secretários e dirigentes de órgãos estaduais foi realizada ainda no domingo (1º), mas a posse do secretariado será somente na quinta-feira (05). Já na sexta-feira (06), o governador Rafael Fonteles fará a primeira reunião com toda a equipe.
Marcelo Nolleto – Foto: Marcelo Cardoso/GP1
“A nomeação de secretários e alguns superintendentes e diretorias já foi publicada. Na quinta-feira (05) será realizada uma solenidade de posse coletiva, com a presença do governador que está em Brasília”, adiantou o novo secretário de Governo.
Sobre a nova gestão, Nolleto afirmou que “agora, é adaptar a estrutura de governo à gestão de Rafael Fonteles. Temos caminho claro e cada secretário vai tratar de atingir as suas metas, fazendo um levantamento anual e para os próximos quatros anos”, explicou.
Saúde
O auditor fiscal, Antonio Luiz Soares Santos, foi nomeado neste domingo, dia 1º de janeiro, como secretário de estado da Saúde. Ele assume a pasta nesta segunda-feira (2). Antonio Luiz e os demais secretários da administração estadual foram nomeados durante a posse do governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak.
Antonio Luiz é ex-secretário de Fazenda do Piauí. Naquela pasta, ocupou os cargos de Superintendente de Gestão, Superintendente da Receita Estadual e Superintendente do Tesouro Estadual. Também já exerceu cargos de gestão em várias diretorias da Sefaz, a exemplo da Unidade de Fiscalização de Empresas (UNIFIS), Unidade de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (UNITRAN) e Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (UNITEC), além de ocupar o cargo de gerente em diversas áreas da Fazenda Estadual.
O novo secretário de Saúde é mestre em Matemática, na área de Probabilidade e Estatística, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Também é Bacharel em Matemática (2003) e Ciências Contábeis (1992) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Antonio Luiz também foi auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda do Ceará, em 1993, e trabalhou na Força Aérea Brasileira por 11 anos, inclusive, é graduado em Comunicação Aeronáutica pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) da Força Aérea Brasileira (FAB).
O secretário atuou por muitos anos como professor de Matemática e Contabilidade em colégios, cursos preparatórios e faculdades de Teresina. O gestor também é membro da Academia Piauiense de Ciências Contábeis.
Educação
Já o novo secretário de Estado da Educação do Piauí (Seduc) é Washington Bandeira, que realizou, nesta segunda-feira (02), a primeira reunião de trabalho com os superintendentes e diretores, recém-nomeados, com a finalidade de organizações das ações futuras. O secretário percorreu, ainda, todos os setores da unidade administrativa da Educação conhecendo a estrutura física e conversando com os servidores.
Washington Bandeira é graduado em Direito pela UnB, pós-graduado em Direito pela PUC-SP, mestre em Direito pelo IDP, servidor público há 15 anos, professor e deixa cargo de juiz do TRT 22 para assumir à Secretaria de Estado da Educação do Piauí.
O novo secretário destaca que os pontos prioritários de sua gestão fazem parte do Plano de Governo do governador Rafael Fonteles.
“O crescimento do Ideb, o fortalecimento da Educação de Tempo Integral e Educação Profissional e Técnica, a consolidação da alfabetização e aprendizagem na idade certa com redução da distorção idade-série, em colaboração com os municípios serão prioridades na nossa gestão. Além da transformação digital com foco na gestão de dados para o planejamento estratégico baseado em evidências, conectividade nas escolas e mediação tecnológica”, afirma Bandeira.
O secretário ressaltou ainda que irá fortalecer o diálogo com os profissionais da educação. “Fui juiz do trabalho e acredito na importância do diálogo com a categoria. Não há desenvolvimento de política pública, e em especial a educação, sem valorização dos profissionais”, acrescentou.
Ele já anunciou os novos superintendentes da casa e afirmou que todo esse processo organizacional tem o objetivo de acelerar os avanços e fortalecer ainda mais a educação do Piauí.
“Estamos trazendo para o time da Educação Rodrigo Torres, mestre em Relações Internacionais pela UnB, que será o nosso superintendente de Gestão. O professor mestre e doutorando Antônio Amaral, como superintendente de Educação Básica. O superintendente de Educação Técnica e Profissional e EJA será o professor mestre e doutor Paulo Henrique Pinheiro, e Viviane Carvalhedo será nossa superintendente de Ensino Superior. Entendemos que a Educação é a grande geradora de oportunidades para nossos estudantes e indutora do desenvolvimento social e econômico do Estado e são essa pessoas que irão me ajudar a cumprir todas as metas propostas pelo governador Rafael Fonteles”, finalizou.
Fonte: Redação CCom