O treinamento está sendo realizado pelas Diretorias de Atenção Básica e Especializada da FMS, e tem como público alvo os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. “A ação está sendo realizada em quatro momentos, cada dia com uma regional de saúde, para que nossos profissionais possam aprimorar os cuidados com os usuários que fazem uso de bolsas de colostomia e urostomia”, explica a diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola.
Entre os temas da capacitação, estão o fluxo assistencial na rede e encaminhamentos especializados a este grupo para a dispensação de bolsas de ostomias, até à classificação e cuidados com os estomas (orifício de abertura para uso das bolsas) e com a pele ao redor (curativos); apresentação e identificação dos materiais utilizados para estes cuidados.
Além disso, são abordadas formas de identificação e apresentação das bolsas coletoras recomendada para cada tipo de estoma, de forma a promover o preparo do Enfermeiro da atenção básica para as orientações e treinamento de usuários nas UBS e no domicílio quanto ao uso, esvaziamento e troca das bolsas, cuidados de higiene com os estomas e com a pele.
“Com estas orientações, estamos favorecendo o autocuidado e garantindo maior tranquilidade na rotina dos usuários e dos familiares das pessoas com ostomias”, ressalta Nádia Spíndola.
Fonte: FMS