DestaquesGeralLocalPolítica

FMS autoriza 3 mil mamografias para entidades de prevenção do câncer de mama

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) autorizou a realização de 3 mil mamografias no mês de outubro deste ano, denominado de Outubro Rosa, dedicado a ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Na manhã desta segunda-feira (7) o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, esteve na sede da Fundação Maria Carvalho Santos junto com o presidente dessa entidade, Luiz Ayrton Santos, para realizar a entrega de exames de mamografias para as mulheres que realizaram esse procedimento.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que a rede do SUS oferece atendimento com consultas e exames e que as pessoas devem procurar atendimento porque a prevenção é muito importante. “ Nesse mês de outubro a FMS, por meio do SUS, autorizou a realização de três mil mamografias para instituições parceiras. Somente para a Fundação Maria Carvalho Santos foram 1.500 exames de mamografia para as mulheres manterem seu check-up em dia e fazer a prevenção de doenças que podem ser tratadas. Para outras instituições foram mais 1.500 mamografias com o acréscimo de 3 mil exames em nossa rede de atendimento”, diz.

O mastologista e presidente da Fundação Maria Carvalho Santos falou que para os exames que tiveram alterações essas pessoas terão atendimento. “Desse total de 1.500 cerca de 20 exames deram alguma alteração e essas mulheres terão todo o acompanhamento para realizar o tratamento adequado”, informa. O médico também orientou sobre alimentos que são prejudiciais à saúde. “As pessoas podem evitar alimentos que contenham conservantes, corantes e devem priorizar mais as frutas e legumes para ter melhor saúde”, orienta.

Antonia Lima, 41 anos, que pela segunda vez fez mamografia revela que tem alguns problemas nas mamas. “Fiz o exame porque tenho cisto nas mamas, sentia dores e sempre estou atenta para cuidar da minha saúde”, diz. Com 64 anos, Maria do Carmo Almeida, diz que já fez três vezes o exame de mamografia. “Todos deram resultado normal, mas sei que é preciso fazer exames para tratar o mais rápido possível e ter a cura”, diz. Francisca Andrade Aragão, 78 anos, teve câncer de mama em 1999, fez todo o tratamento e está curada e atualmente ela é voluntária na Fundação Maria Carvalho Santos.

Fonte: FMS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo