A Fundação Municipal de Saúde apresentou aos servidores das Unidades Básicas de Saúde e dos hospitais a proposta do novo aplicativo que vai gerenciar a marcação de consultas e exames pelo SUS e que será lançado em novembro. O aplicativo foi desenvolvido pela FMS e permitirá ao usuário fazer a confirmação por telefone via SMS ou pelo aplicativo, da data, o local e a hora da consulta e exame agendados e que serão realizados via SUS.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, disse que é importante os servidores envolvidos no processo conhecerem o novo sistema para poder repassar e até ensinar os usuários a usarem o aplicativo. “Estamos na fase de treinamento da ferramenta para que todas as dúvidas sejam tiradas e ajustadas antes do lançamento. Queremos com o novo aplicativo diminuir o não comparecimento do usuário nas consultas e exames agendados pelo SUS que hoje chega até 50% acarretando um custo alto para o poder público”, reforça o presidente da FMS.
O diretor de Regulação da FMS, Anderson Martins Dantas, explica que o aplicativo não é para marcação de consultas e procedimentos. “É uma ferramenta para melhorar a comunicação com o usuário, aprimorar o gerenciamento da fila existente no serviço público de saúde. É para as pessoas informarem quando não possam comparecer para a realização das consultas e exames e evitar que as vagas sejam perdidas”, diz.
Em Teresina, por dia são agendados cerca de 7 mil e 500 procedimentos especializados via regulação SUS
Fonte: FMS