Feira ADOPATA consegue lar para 27 animais em Caxias (MA)
A primeira edição da ADOPATA, Feira de Adoção de Cães e Gatos promovida por estudantes de Enfermagem do UniFacema com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), conseguiu novos lares para 27 animais em Caxias (MA).
Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ, destacou a parceria com os alunos do UniFacema. “Os acadêmicos do UniFacema estão desenvolvendo um projeto no âmbito de saúde animal e nos convidaram para estabelecer uma parceria. Essa é a segunda ação que estamos realizando e tem como objetivo estimular a adoção de animais. Durante muito tempo a UVZ recebe animais, mesmo dando toda a assistência, esses animais precisam de um lar e nada melhor do que eles terem um tutor que vai garantir toda a assistência em relação a saúde física e psicológica desse animal”, disse.
“A ação é uma iniciativa da disciplina de Promoção de Saúde e através desse projeto podemos incentivar a população caxiense a adotar esses animais porque, além de ser bom para a saúde humana, é bom para a saúde animal, pois o número de animais abandonado é muito grande”, disse Maria Eduarda, acadêmica de Enfermagem.
O evento aconteceu nessa quinta-feira (10), no Caxias Shopping Center. Antes mesmo da feira iniciar, dezenas de pessoas já aguardavam ansiosas para conhecerem seus novos amigos de quatro patas.
“Eu tinha uma cachorra, ela morreu de parto e com isso minha filha ficou muito triste, e hoje vim adotar outro cachorrinho pra ela ficar mais feliz”, relatou Tássio Alves.
“Vim olhar um gato para adotar, mas foi ele que me adotou. Quando me aproximei dele, ele veio para cima de mim e foi amor a primeira vista”, declarou Eliane Maria.
Para Natanael dos Reis, coordenador da UVZ, a parceria com os estudantes do UniFacema foi um sucesso. “A feira resultou em muitas pessoas satisfeitas com seus novos pets, uma atitude carinhosa e responsável que deve ser repetida mais vezes por cada um de nós”, disse.
Ao todo, 17 cachorros e 10 gatos foram adotados na ADOPATA. No ato, além de um termo de responsabilidade pelo animal, o interessado ainda recebia um panfleto com informações importantes sobre posse responsável de animal e um pacote de ração doado pelas empresas Casa do Criador, a Só Ração e a Agropet Ração Forte.
Fonte: Prefeitura de Caxias