A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), lançou, nesta segunda-feira (18), o projeto Galeria Nômade Piauiense, iniciativa que busca integrar arte e cultura aos espaços públicos do estado do Piauí, promovendo a valorização do artesanato local.
O deputado estadual Fábio Novo, do PT, participou da cerimônia e enalteceu a iniciativa. “É um projeto incrível que valoriza o talento dos artesãos piauienses e leva nossas produções culturais para os órgãos públicos, ampliando a visibilidade e o reconhecimento do nosso artesanato”, disse.
O projeto consiste em exposições itinerantes que circularão por diferentes órgãos do Governo do Estado, utilizando áreas subutilizadas e transformando-as em espaços de arte e cultura. A proposta inclui revitalizar ambientes institucionais, sensibilizar servidores e visitantes sobre a riqueza cultural local e promover a geração de renda para os artesãos.
“É uma galeria que permite que todos possam apreciar e adquirir a boa produção de arte piauiense, além de destacar o rico potencial artístico do nosso estado. O Piauí é reconhecido nacionalmente por suas duas marcas como Patrimônio Cultural Brasileiro: a cajuína e a arte santeira”, ressaltou Fábio Novo.