O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo, participou, nesse sábado (6), da plenária Teresina, Cidade Negra, Marcha com o Novo, que aconteceu no bairro Ilhotas, na zona Sul da capital. O encontro discutiu pautas relacionadas às religiões de matrizes africanas, questões raciais, sistema de cotas e outras demandas.
Na ocasião, Novo falou sobre a importância do reconhecimento e preservação dos terreiros como política para a reparação histórica e, também, da criação do Conselho de Igualdade Racial em Teresina.
“Eu recebi a contribuição de vocês para o meu plano de governo e já está inclusa. É preciso ver a pele negra ocupando espaço de poder. Nós vamos colocar para funcionar o Conselho Municipal, incluir concursos públicos e estender a mão para as nossas religiões de matrizes africanas”, disse Novo.
A superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Piauí, Assunção Aguiar, reforçou a importância da construção de espaços que possam dar visibilidade e execução para as políticas voltadas ao povo negro.
“Nós queremos que o povo negro possa ser visto, inclusive em espaços de empreendedorismo, de emprego e renda. Nós queremos que o plano de governo seja um programa da educação, da saúde e que as políticas para a população negra sejam executadas”, comentou Assunção Aguiar.
Estiveram presentes ainda autoridades como a superintendente de Direitos Humanos, Sônia Terra, o pré-candidato a vice-prefeito, Paulo Márcio, pré-candidatos a vereador, e representantes dos movimentos Coisa de Nego, Ijexá, Afoxá, Movimento Negro Unificado (MNU), povos dos terreiros, capoeiristas, movimento do HipHop, Ayabas e outras lideranças.
Fonte: Ascom