GeralLocalPolítica

Fábio Novo ouve pescadores do rio Poti e se compromete em criar corredor cultural

O candidato à prefeitura de Teresina pela coligação Juntos por Teresina, o deputado estadual Fábio Novo, visitou na tarde deste domingo (08) a Casa da Canoa, localizada no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. Durante o encontro, Fábio conversou com dezenas de pescadores, que relataram a difícil situação que vêm enfrentando devido à poluição das águas dos rios.

Os moradores explicaram que a poluição tem causado uma significativa perda de renda, uma vez que a qualidade da água afeta diretamente a pesca, uma das principais fontes de sustento da comunidade.

Além disso, são os próprios pescadores que, de forma voluntária, realizam a remoção periódica dos aguapés que tomam conta do rio, uma tarefa árdua e feita sem o apoio da prefeitura. A situação é tão crítica que muitos consumidores têm evitado comprar peixe da região com receio da contaminação, o que agrava ainda mais as dificuldades financeiras da categoria.

Francisco Silva, um dos pescadores presentes, destacou a importância da visita de Fábio Novo, ressaltando que ele foi o único candidato a comparecer e ouvir as demandas da comunidade.

“É um momento importante, pois, até então, nenhum candidato a prefeito veio se comprometer com a gente. Temos várias reivindicações, mas nunca pudemos passar pra ninguém porque ninguém doou seu tempo pra vir nos ouvir”, afirmou o pescador.

Fábio Novo reconheceu o papel social vital que os pescadores desempenham para a preservação dos rios da capital e reforçou seu compromisso com questões ambientais, destacando que é o único candidato a propor a criação da Coordenadoria do Clima. Este órgão terá como objetivo minimizar os impactos ambientais em Teresina, especialmente em áreas mais vulneráveis, como a zona Norte.

“Eu quero ser prefeito de Teresina para, ao final da gestão, voltar aqui e dizer que a gente fez esse grande corredor cultural. E toda essa região vai se orgulhar de ser o lugar onde essa cidade nasceu. A região vai ficar mais bonita, mais atrativa, com mais renda, mais emprego para as pessoas e turismo”, afirmou Fábio Novo.

Além disso, o candidato se comprometeu a preservar as tradições culturais locais, apoiando a Escola de Canoagem, uma importante iniciativa da comunidade. Fábio também anunciou um projeto de criação de um corredor cultural às margens do rio Poti, uma ação que pretende gerar mais renda para os pescadores e artesãos locais, promovendo a cultura e o turismo na região.

Após o encontro, o candidato percorreu parte do rio Poti de canoa, acompanhado de pescadores. Em seguida, visitou o Encontro dos Rios e o Polo Cerâmico do Poty Velho. O local foi revitalizado recentemente através de emenda parlamentar de Fábio Novo e tem atraído diversos turistas.

Fonte: Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo