Um entusiasta da cultura piauiense e das suas tradições, o deputado estadual Fábio Novo, do PT, visitou as obras de restauração da Estação Ferroviária de Teresina, um patrimônio de Teresina e do Piauí, tombado pelos governos estadual e federal por sua representação histórica que conta a história da cidade. Na visita, o deputado estava acompanhado pela superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Teresinha Ferreira, e a chefe do Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Patrícia Mendes.
“Símbolo da capital piauiense, a Estação Ferroviária de Teresina tá ganhando restauração. O prédio, tombado pelos governos estadual e federal recebe investimentos na ordem de R$ 12 milhões”, ressalto Fábio Novo. Segundo o parlamentar, que também já foi gestor da Secult, com vários projetos executados Piauí afora na área cultural, adiantou que a obra de restauração será finalizada até março de 2024. “Toda a estação e os galpões serão devolvidos aos teresinenses totalmente restaurados. A sede da estação vai abrigar o Iphan e salas para exposições.
Disse ainda Fábio Novo que os galpões/armazéns que devem ser entregues ainda em julho deste ano e vão abrigar a sede do grupo Harém de Teatro e a sede da CMTP (Companhia Metropolitana de Transporte Público).
“A obra emprega cerca de 80 pessoas, gerando emprego e renda na nossa capital”, acrescentou.
Veja o vídeo produzido por Fábio Novo sobre a obra