O deputado estadual Fábio Novo, do PT, pré-candidato à Prefeitura de Teresina nas eleições deste ano, entregou ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, uma versão preliminar do seu plano de governo. No ato de entrega, estava presente o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim.
“Estamos empolgados em anunciar que nosso plano de governo está em fase final de elaboração! Acabamos de entregar ao governador uma versão preliminar, mas ainda há tempo para incluir suas ideias e sugestões através do novoplanoteresina.com.br. Juntos, podemos pensar em um futuro melhor para Teresina. Acesse o site e participe”, orienta o pré-candidato.
O governador Rafael Fonteles, em suas redes sociais, destacou medidas importantes que constam no plano de governo de Fábio Novo para Teresina.
“Muito feliz em receber a versão preliminar da proposta de Plano de Governo do pré-candidato @fabionuneznovo a prefeito de Teresina.” Ele enumerou quatro propostas do plano que considera relevante para a população teresinense:
- Redução anual gradativa do preço da passagem de ônibus até chegar a TARIFA ZERO.
- Implantação da telessaúde em todas as 93 UBS, garantindo consultas em 10 especialidades médicas, todos os dias da semana, além da implantação de 4 novas centrais de exames laboratoriais e de imagem em cada região da cidade.
- Orçamento Participativo Digital nos mesmos moldes do OPA do Governo do Estado, contemplando obras de mobilidade/urbanização em cada um dos 133 bairros e comunidades da capital.
- Entregar o título de propriedade para 100% dos imóveis de Teresina.
A deficiência do sistema de transporte coletivo de Teresina é um dos grandes problemas da população usuária. Nesse quesito, Fábio Novo propõe a redução anual progressiva do valor das passagens, com intuito de chegar à tarifa zero, no sentido de permitir o acesso da maior parte da população ao sistema, que vem perdendo passageiros ao longo dos anos, principalmente em decorrente do valor alto das passagens.
Na área da saúde, o plano do pré-candidato prevê a implantação do sistema telessaúde em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, bem como ampliar o acesso a mais especialidades médica, com consultas disponíveis todos os dias da semana. Além disso, Fábio Novo quer implantar quatro novas centrais de exames laboratoriais e de imagem em todas as zonas da cidade.
OPA
Fábio Novo é um dos grandes entusiastas do Orçamento Participativo implementado pelo Governo do Estado. A iniciativa permite que a população escolha a execução de projetos que devem ser realizados pelo poder público. Baseado nessa experiência, o pré-candidato petista quer implantar em Teresina o Orçamento Participativo Digital, o que possibilitará a participação no orçamento das comunidades dos 133 bairros do município nesse modelo de gestão.
Regularização Fundiária é outro programa que vem sendo acompanhado de perto por Fábio Novo, realizado pelo Governo do Estado através do Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe), que garante segurança jurídica aos moradores que precisam regularizar sua moradia. A expectativa do pré-candidato é garantir a regularização de 100% dos imóveis em situação fundiária precária.
“Estamos entusiasmados com a possibilidade de Teresina ter uma gestão alinhada com o governador Rafael Fonteles, alguém que tem muito a ensinar e que já demonstrou sua competência à frente do Governo do Piauí”, disse Fábio Novo. Para ele, essas medidas também têm o propósito de atrair mais investimentos para capital, gerando emprego e renda para a população.