DestaquesGeralLocalPolítica

Evento celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e a Associação de Amigos dos Autistas (AMA-PI) realizaram nesta sexta-feira (01), um café da manhã em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”.

A solenidade aconteceu na sede da AMA-PI com a presença de alunos atendidos pela entidade, de pais e de autoridades como o ex-governador Wellington Dias; ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles; deputada federal Rejane Dias e deputado estadual Franzé Silva. A data visa chamar a atenção para a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) na sociedade, além de fortalecer o compromisso com a participação plena dos autistas em todo o mundo.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, acredita que esse evento é fundamental para mostrar para a sociedade a importância dessas pessoas, incentivando respeito, dignidade e tratamento igualitário. “A AMA é uma entidade que realiza esse trabalho de inclusão no Piauí há mais de vinte anos, com o apoio do Governo do Estado, através da Seid, onde os autistas têm a oportunidade de ter acesso à atendimentos em diversas áreas”, declara.

A presidente da AMA-PI, Teresa Ramos, disse que todo o trabalho desenvolvido pela entidade envolve muito amor. “Agradeço a todas as pessoas que lutam diariamente com a gente em favor dos autistas. Esperamos que essa data seja significativa não apenas no dia dois de abril, mas em todos os dias das nossas vidas”, afirma.

No Piauí, as políticas públicas voltadas para este público vêm sendo desenvolvidas por entidades e pela Seid. Um exemplo, é a Carteira de Identificação do Autista, que foi lançada pela Secretaria em dezembro de 2019 e, desde então, já emitiu aproximadamente 2.800 carteirinhas para autistas de todo o estado.

A identificação assegura, no âmbito do Estado do Piauí, o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de promover a inclusão social da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fonte: Seid

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo