EUA e Coreia do Sul usam 20 caças em exercício após ação da Coreia do Norte
Em resposta aos mísseis balísticos de curto alcance lançados pela Coreia do Norte no último domingo (5), Coreia do Sul e Estados Unidos realizaram exercícios militares no Mar do Japão nesta terça-feira (7).
A manobra conjunta das forças sul-coreanas e norte-americanas teve a participação de 20 jatos militares, incluindo os caças furtivos F-35A.
A ideia de realizar os exercícios teria amadurecido após a primeira reação de Seul e Washington, que dispararam ontem (6) oito mísseis no Mar do Japão.
“Realizamos o voo combinado para mostrar nossas capacidades de dissuasão e resposta às provocações norte-coreanas”, informou o Estado-Maior das Forças Armadas de Seul.
Nos exercícios, a Coreia do Sul utilizou seus principais jatos, como F-35A, F-15K e KF-16, enquanto os Estados Unidos usaram caças F-16.
O novo governo do presidente Yoon Suk-yeol confirmou a mudança de posicionamento do país em relação ao anterior de Moon Jae-in, garantindo que as provocações militares da Coreia do Norte encontrem reações “correspondentes”.
A vice-secretária de Estado, Wendy Sherman, alertou que Pyongyang enfrentará uma resposta “rápida e decisiva” no caso de um teste nuclear.
A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou na última segunda-feira (6) ter detectado indícios de que a Coreia do Norte está preparando um teste nuclear na região de Punggye-ri.
As negociações para a desnuclearização da Península Coreana estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o ex-presidente norte-americano Donald Trump abandonou abruptamente uma cúpula com Kim Jong-un no Vietnã.
Fonte: ANSA