GeralMunicipiosPolítica

Estudantes da Rede Estadual exploram riquezas de Castelo do Piauí através do Projeto Turismo Escolar

Cerca de 38 estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso participaram, nesta quinta-feira (12), do Projeto Turismo Escolar e fizeram um City Tour pelo município de Castelo do Piauí. Os estudantes contemplaram as belezas naturais e conheceram um pouco da história do município.

A turma de alunos, acompanhada de quatro professores e equipes da Seduc, embarcou na viagem como mérito em razão do desempenho no Simulado SAEB. A ação tem o intuito de diagnosticar e acompanhar o desempenho pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A gestora escolar do Ceti Cônego Cardoso, Socorro Soares, ressalta a importância de proporcionar aos estudantes, experiências diretas em ambientes além da sala de aula. “Nossa escola foi contemplada com o Projeto Turismo Escolar, que é uma experiência incrível para os nossos estudantes. Eles terão a oportunidade de apresentar ao povo piauiense, em projetos futuros, este aprendizado sobre os potenciais turísticos de nosso município”, afirmou a gestora.

Na aula de campo em Castelo do Piauí, os estudantes percorreram os pontos turísticos importantes para a história, a preservação do patrimônio e a economia local, como o Sítio Arqueológico Pedra do Castelo, o Portal de entrada da cidade, a Praça Matriz, a Praça do Letreiro, o Mercado Municipal, a Estação Rodoviária e a comunidade Picos dos Andrés.

A estudante Camila Vitória adorou conhecer de perto as belezas da sua cidade.  “Estamos conhecendo várias riquezas do Piauí, com guias explicando as histórias, lendas e a religião do local. Conhecemos também a vegetação predominante como a caatinga, o cerrado, as chapadas, a vegetação, plantas como as faveiras, macambiras e os cactos da região. Enfim, várias outras coisas da riqueza local”, conta.

pico dos andré.jpeg

O City Tour ofereceu uma oportunidade única de conhecer a cultura local e explorar elementos históricos, arqueológicos, geográficos e culturais da cidade, que leva este nome devido às formações rochosas na região, como afirma o secretário Washington Bandeira.

“As visitas do City Tour oferecem aos nossos estudantes uma nova perspectiva sobre o Piauí e suas potencialidades, trazendo o conhecimento diretamente para a sala de aula. Integrar esse aprendizado no currículo permitirá que os alunos se conectem com propriedade com as belezas e a história do nosso Piauí”, pontuou o secretário.

O Projeto Turismo Escolar é uma iniciativa entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que visa proporcionar aos estudantes da Rede Estadual de Ensino uma experiência educativa diferenciada, alinhada aos conteúdos curriculares, por meio da visita a atrativos turísticos locais.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo