O dia 7 de abril é dedicado ao ‘Combate ao bullying e à violência na Escola’. A data é nacional e embasada na Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, que classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.
A Escola Municipal Galileu Veloso, localizada no Alto Alegre, zona Norte de Teresina, atende 515 estudantes do 1º ao 5º ano e realizou, por meio de suas redes sociais, uma campanha de conscientização da data. A diretora, professora Maurianne Barbosa, destaca que a unidade de ensino trabalha com a Cultura de Paz, garantindo a todos os estudantes o sentimento de segurança e pertencimento.
“Apelidos ofensivos, brincadeira agressivas, xingamentos, exclusão de brincadeiras e atividades escolares devido às diferenças físicas, religiosas ou raciais são caracterizados como bullying. Infelizmente no ambiente escolar ainda acontecem situações como essas. Durante a acolhida dos alunos também falamos um pouco sobre o bullying dentro do ambiente escolar e incentivando a cultura de paz”, destaca a gestora.
Já a Escola Municipal Mário Faustino recebeu, nesta segunda-feira (8), a recebeu a psicóloga Euna Nayara Cordeiro da Costa para uma palestra sobre bullying e a violência no ambiente escolar. O evento, promovido pelos estudantes participantes do comitê do Projeto Mário COM-VIDA, foi um momento de reflexão e aprendizado para 311 estudantes do 6º e 8º ano da escola.
“Durante a palestra, a psicóloga abordou de forma sensível e esclarecedora o tema do bullying, destacando suas diversas formas, impactos emocionais e sociais nas vítimas, além de ressaltar a importância da prevenção e combate a esse tipo de violência nas escolas. Os estudantes tiveram a oportunidade de entender melhor como identificar situações de bullying, como buscar ajuda e como promover um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso para todos”, conta o professor e coordenador pedagógico, Christian Messias.
Outras unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina também desenvolvem ao longo desta semana atividades de combate ao bullying, como a Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas. “Trabalhar a Cultura da Paz nas escolas, orientando e mostrando os cuidados e formas que se devem ter na prevenção e combate à discriminação e preconceitos na sociedade é muito importante”, ressalta o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes.
Fonte: Semec