DestaquesGeralLocalPolítica

Escolas municipais de Teresina desenvolvem ações de apoio à saúde mental

Durante todo o mês de setembro, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino de Teresina trabalharam o Setembro Amarelo com pais e alunos. As ações foram desenvolvidas por meio de palestras, oficinas, dramatizações e outras atividades dedicadas à prevenção do suicídio.

“O tema não é muito agradável, mas precisa ser abordado. Para crescer com bases seguras nossas crianças precisam estar preparadas para se relacionar bem com o próximo e valorizar a vida”, afirma o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.

Alunos das escolas municipais Hermelinda de Castro, São Geraldo e José Ivan participaram, nesta sexta-feira (30), de uma palestra com a psicóloga Denise Layane, que falou sobre saúde mental. “Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o transtorno de ansiedade está presente em oito milhões de crianças e adolescentes, de zero a 17 anos, e precisamos trabalhar com elas este assunto, que é de saúde pública. Falar disso nas escolas é de suma importância”, diz Denise.

“Nós tivemos o caso de um motorista da escola que tirou a própria vida e nós vimos a necessidade de levar para os alunos palestras de prevenção ao suicídio. Além disso, com a pandemia a grande maioria da sociedade está com problemas psicológicos e precisa de atenção”, falou a diretora da E.M Hermelinda de Castro, Maria das Graças Ferreira Chaves.

Na E.M Mocambinho o professor de uma academia falou sobre qualidade de vida e os cuidados com o corpo. A E.M Jornalista João Emílio Falcão também trabalhou o tema. “O objetivo do projeto ‘Setembro Amarelo – Você não está sozinho’ é despertar a sensibilidade dos alunos para os sinais de problemas da saúde mental dos colegas, por meio de dramatizações e palestras como a que foi proferida pela psicóloga Tainá Rocha”, conta a pedagoga Silvana Sampaio.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo