Na véspera das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste domingo (5), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem diversificado as estratégias de revisão, principalmente por meio do projeto Novo Pré-Enem Seduc. Os estudantes da Rede Estadual contam ainda, com metodologias específicas em cada unidade educacional, pensada pelos gestores escolares e equipes pedagógicas.
A Unidade Escolar Ferdinand Freitas, por exemplo, localizada no município de José de Freitas, realizou o engajamento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Os professores revisaram os conteúdos das competências e habilidades em Linguagens e Matemática.
“Desde o mês de abril a Unidade Escolar Ferdinand Freitas tem feito atividades focadas no Enem e SAEB para 97 alunos. A professora Antônia, semanalmente, ministra aulas extras de redação no turno da noite em José de Freitas. Os alunos se sentem motivados em participar de um curso de redação de alto nível, ficam mais confiantes e produzem excelentes textos. Na parte de Matemática, o professor Izael ministra aulas com revisões e resolução de questões também com foco nas duas provas”, conta a diretora Marinete Dias.
O estudante Rômulo Amorim, da 3ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, conta que uma das estratégias oferecidas pela escola nas semanas que antecedem as provas, foram as técnicas de relaxamento e concentração.
“A nossa escola, estava desde o início do ano nos preparando com simulados, redações para que a gente consiga fazer uma boa prova. E nos últimos dias nossos professores ensinaram, inclusive, as técnicas de relaxamento e concentração, garantindo mais tranquilidade na hora da prova. É uma preparação que vai além do conteúdo programático, foca também na parte emocional”, ressaltou o estudante.
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a busca por metodologias ativas de ensino e a formação continuada de professores e gestores são políticas decisivas para oferecer um ensino de qualidade nos centros educacionais estaduais. “Já realizamos neste ano ações de formação continuada, voltadas para a recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, SAEB e gestão escolar. Esse aperfeiçoamento da prática pedagógica em sala de aula pretende tornar o ensino-aprendizagem cada vez mais atrativo e inclusivo para nossos estudantes. A nossa missão é muito clara: gerar mais oportunidades para eles”, finalizou o gestor.
Fonte: Seduc