GeralLocalmanchetesPolítica

Escolas de tempo integral da Prefeitura de Teresina recebem o programa “Consciente de Educação Financeira”

Na manhã desta segunda-feira (17), foi lançado o “Programa Consciente de Educação Financeira” no Centro de Formação Professor Odilon Araújo, zona Norte de Teresina. O programa já havia sido implementado como um plano piloto no ano de 2022 na Escola Municipal Santa Clara e agora se expande para mais unidades de ensino. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O Programa Consciente de Educação Financeira tem como objetivo preparar os alunos para desenvolver a organização e o controle dos gastos domésticos. Além disso, visa ampliar a visão sobre empreendedorismo e práticas sustentáveis, envolvendo os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “As crianças aprendem na escola como organizar o dinheiro, o consumo e a sustentabilidade. Com essas informações, elas já podem ajudar suas famílias. Os alunos receberão livros nos quais desenvolverão atividades por meio de oficinas e o projeto culminará com uma grande atividade”, explicou Regina Amorim, coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação.

Com o intuito de promover estratégias de educação financeira nas escolas, a Semec baseou-se no Decreto Federal 7.397/2010 do Ministério da Educação, que criou a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Além disso, o projeto busca atender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está alinhado com o plano de governo do prefeito Dr. Pessoa para o período de 2021 a 2024, que destaca a necessidade de promover a educação financeira entre os alunos da rede municipal de educação de Teresina. Assim, foi implantada a proposta do Programa Consciente de Educação Financeira.

A previsão é de que o programa seja implementado nas 30 escolas de tempo integral a partir do mês de agosto. “Essa é uma estratégia estabelecida pelo Ministério da Educação, que visa formar nossos estudantes em educação financeira. Com base nessa estratégia e no desenvolvimento dos nossos estudantes, o programa foi implantado no ano de 2022 em uma escola e agora estamos avançando para outras unidades de ensino de tempo integral”, afirmou o Secretário Nouga Cardoso.

 

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo