“Eu não pensei duas vezes em largar tudo que estava fazendo para vir, pois eu sempre falei para ele que estarei sempre presente e na vida escolar não seria diferente”, disse Jakeline Duarte, mãe do estudante de 17 anos, Gabriel de Abreu, durante a ação do dia D de Busca Ativa Escolar promovido pelo CETI Moacir Madeira Campos, no bairro Sacy.
Toda a rede de ensino recebeu capacitação para que, dentro de suas realidades, possam promover atividades de resgate dos estudantes que tenham abandonado a escola, além de acompanhar aqueles que estejam com dificuldades. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Instituto Unibanco (IU), lançou, no último dia 14 de setembro, a ação de Busca Ativa Escolar em todo o estado. O objetivo é que a mobilização aconteça em todas as escolas das redes estadual e municipais, em parceria com os 224 munícipios, no período de 19 a 30 de setembro.
Todo esse processo é trabalhado pela equipe pedagógica da Seduc de forma constante, mas recebeu um reforço após o período crítico da pandemia. As equipes escolares têm sido incentivadas a realizarem atividades que envolvam todos da comunidade escolar, em especial os pais. No Moacir, a coordenadora pedagógica, Verbena Roque, conta que foi feito um mapeamento dos estudantes matriculados para saber a realidade de cada um.
“Fizemos um mapeamento para saber dos alunos que estavam distantes ou faltando demais às aulas. Ligamos para as famílias e os convidamos a vir aqui para participar de um dia diferenciado, especial. Nesse dia, nós montamos, com todos os professores, uma programação diferente com atividades de sala reflexivas, textos, dinâmicas, músicas, paródias e muitas atividades em que pudéssemos mostrar para as famílias a importância de continuarem os estudos e nunca desistirem”, explicou a coordenadora.
As famílias estiveram presentes na ação e Jakeline ainda contou que uma das atividades que mais chamou atenção foi a “brincadeira para saber se realmente a gente se conhece e a gente acertou quase todas as perguntas”. O Gabriel, filho da Jakeline, completou: “estudando em uma escola de tempo integral eu me sinto muito mais preparado e as atividades que nós fazemos aqui ajudam muito no nosso desenvolvimento”.
Francilene de Carvalho também é mãe e conta que recebeu o convite da coordenação da escola para acompanhar a atividade e não hesitou em ir. “Hoje está sendo um dia muito bom para nós, os pais, aqui na escola para conhecermos”, disse, relatando que sempre está presente em todos os eventos promovidos pela instituição de ensino. A Sua filha, Fraciele Nascimento, 16 anos, do 2º ano, conta que: “me sinto muito especial de ter esse dia com minha mãe aqui. Eu vejo que isso é muito importante para que os pais saibam como é a nossa rotina e o quão é trabalhoso passar o dia na escola, saber quem são nossos professores e quais são nossos objetivos”.
A coordenadora de ensino da 19ª Gerência Regional da Educação (GRE), Ludnira Maria, explica que a Seduc realizou um treinamento e muitos materiais de apoio estão sendo repassados às escolas. “Temos 43 escolas na nossa regional e estamos incentivando todas a fazerem suas ações. Estamos fazendo um cronograma e distribuindo os materiais para as escolas, para elas se organizarem. Estamos iniciando esse cronograma e acompanhando as atividades nas escolas e o Moacir foi a primeira a nos convidar para participar”, disse a coordenadora.
A ação promove o direito social dos estudantes de voltarem ao chão da escola em vista dos efeitos provocados pela pandemia de Covid-19, quando muitas crianças e jovens ficaram fora do ambiente escolar ou tiveram dificuldade com o modelo remoto ou híbrido. A estratégia minimiza as defasagens de aprendizado e a infrequência, além de propor a elaboração de estratégias de recuperação, reforço, recomposição e ou desafios da aprendizagem, de acordo com os padrões de desempenho de cada estudante.
Fonte: Seduc