O cenário desenhado pela crise sanitária desencadeada pela transmissão do novo coronavírus (Covid-19) é marcado por incertezas, instabilidades e desafios. Destaca-se que é uma conjuntura delimitada pelo processo de ressignificação, em especial, para a educação e os sistemas educacionais globais.
A alta transmissibilidade do vírus, o afastamento e o distanciamento social provocaram uma desestruturação no sistema regular e presencial de ensino. O momento atual configura-se como uma revolução pedagógica para o ensino presencial, a mais forte desde o surgimento da tecnologia contemporânea de informação e de comunicação.
A educação está sendo modificada pela adaptação docente e discente, acerca de diversos programas, aplicativos, ferramentas que passaram a ser utilizadas no campo mencionado.
Ao considerar que o problema no trânsito no Brasil, é um mosaico, do qual diversos setores fazem parte, tais como: segurança, engenharia ligada a indústria automobilística e aos transportes, legislação, medicina, ressalta-se a educação (MELLO; KOIZUME, 2007).
A educação para o trânsito também sofre modificações, despertando nos departamentos estaduais e as escolas públicas de trânsito a necessidade se reinventarem e construir processos de trabalhos alicerçados na legislação vigente em consonância com os protocolos de biossegurança.
Nesse sentido, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI) por meio da Escola Piauiense de Trânsito adotou medidas que visam incorporar essas modificações supracitadas, resultando na virtualização das ações educativas, aplicando as inovações pedagógicas, utilizando espaços virtuais de aprendizagem e material didático no formato digital.
Nessa perspectiva, a escola oferta para escolas, empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, ou seja, para a sociedade piauiense em geral, palestras virtuais sobre os eixos norteadores da educação para o trânsito, em especial, sobre as mudanças no Código Trânsito Brasileiro (CTB), com suporte de material didático no formato de e-book.
Essa nova modelagem da Escola Piauiense de Trânsito é um resultado do investimento na qualificação da equipe técnica, da articulação intrasetorial e intersetorial com outros órgãos do trânsito, o que possibilita um avanço em decorrência da conjuntura sanitária que enfrenta-se atualmente.
A educação para o trânsito do novo milênio, após a pandemia, estará permeada por estudos que envolverão a cultura, a partir de intersecções, numa perspectiva que adote o entrelaçamento cultural, possibilitando a adoção de práticas que formará uma cultura de segurança no transitar.
Para você ter acesso ao nosso material aponte a câmera do seu Smartphone para o QR CODE da imagem: