Nesta semana, a Escola Municipal Santa Clara concluiu a etapa final do projeto de conscientização financeira, no qual os professores incorporam atividades em sala de aula para promover a educação financeira. Iniciado em 2022, o projeto tem como propósito educar os alunos para o presente e, sobretudo, para o futuro.
O projeto é aplicado em todas as turmas do 1° ao 9° ano e a recente conclusão envolveu os alunos do 3° ano. A orientação ficou por conta dos professores Dagmar de Oliveira e Leonel de Sousa. A oficina “Criar pode ser divertido e econômico” buscou conscientizar os alunos sobre a possibilidade de confeccionar brinquedos a partir de materiais reciclados, alinhando-se com os princípios do programa de conscientização financeira.
Além de estimular a criatividade, a oficina trabalhou a orientação para a economia, o empreendedorismo e o investimento, todos fundamentados na sustentabilidade e na reutilização de materiais. Ao longo do ano as turmas do 1° ao 9° ano desenvolveram atividades voltadas para a consciência financeira na comunidade.
Segundo informações do diretor da unidade de ensino, professor Evaldo Araújo, os docentes receberam orientação para a produção de material, cada ano abordando um tema diferente. O 9º ano, por exemplo, focou na customização de roupas, incentivando os alunos a modificar e criar peças de vestuário.
“Em nosso atual contexto social, observamos diariamente o aumento do endividamento da sociedade, decorrente da falta de educação financeira. O projeto de conscientização financeira é fundamental para a construção do conhecimento e da formação cidadã. Considerando o que foi desenvolvido nos últimos dois anos em nossa escola, já percebemos nos alunos uma visão empreendedora e de poupança. Temos alunos organizando pequenos negócios entre eles, confeccionando e vendendo materiais como pulseiras e outros produtos reciclados”, relatou o gestor da escola.
Fonte: Semec